O CRASM, Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto, fundado a 1 de Setembro de 2007, é um projeto conjunto da Quercus, Junta de Freguesia de Vilar e Grupo de Escuteiros de Vilar, contando tambem com o importante apoio da Câmara Municipal do Cadaval.
O CRASM faz parte da Rede Nacional de Centros de Recuperação coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e funciona fundamentalmente como uma clínica veterinária para fauna selvagem, acolhendo animais que são encontrados debilitados ou feridos acidentalmente ou devido à acção do homem. Após a recolha, os animais são avaliados e é feito um diagnóstico, seguido de um plano de tratamento, que tanto pode ser algo complexo como uma cirurgia, ou um simples tratamento de suporte e alimentação para recuperar animais debilitados. Posteriormente, os animais permanecem nas instalações do Centro, em câmaras de maiores dimensões - túneis de voo, para recuperarem a sua condição física e reaprenderem os mecanismos de sobrevivência em estado selvagem. Só depois podem ser devolvidos à natureza.
Para além da nossa missão principal, o CRASM realiza acções de educação ambiental para alertar sobre a necessidade da conservação da natureza em geral e da Serra de Montejunto em particular. Para apoiar essas acções, o CRASM possui uma exposição interpretativa sobre o seu importante património. Estas acções envolvem visitas ao CRASM, formação, saídas de campo para observação da fauna e flora, libertações de animais recuperados e outros tipos de eventos adaptados ao grupo que nos visita.
- Apadrinhando animais em recuperação.
- Doar materiais ou equipamentos úteis ao funcionamento.
- Voluntariado, integrando a equipa de voluntários (Recuperação ou Educação Ambiental).